Categorias
Formação Profissional

PARÂMETROS PARA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

 

Icone Casa da Psicanálise COR

O QUE É PSICANÁLISE:

É a ciência/arte que objetiva a transposição inconsciente/consciente. Considerada como a forma de tratamento das neuroses atualmente denominadas “psiconeuroses” tem por norma seu tratamento através das diferentes correntes psicanalíticas e áreas afins.

 

O CURSO TEM REGISTRO NO MEC?

Não. Nem tão pouco os demais cursos de Formação em Psicanálise existentes no País. Também não existem cursos de Formação em Psicanálise no âmbito universitário reconhecido pelo MEC. Existe sim, Especialização Latu Sensu em diversas áreas da Psicanálise, mas que não vale como Formação em Psicanálise. E, concluído, o curso, o aluno de Formação em Psicanálise recebe um Certificado expedido pela Casa da Psicanálise, que poderá se filiar em uma Sociedade de Psicanálise e dela receber a Carteira de Psicanalista e assim poder atuar.

 

QUEM É O PSICANALISTA JUNTO Á CLIENTELA E AO MINISTÉRIO DO TRABALHO?

É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na C.B.O. (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o Nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

 

 

POR QUE O CURSO É ABERTO A VÁRIAS PROFISSÕES?

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos, pedagogos e todos interessados nesta área. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

 

O QUE FAZ O PSICANALISTA?

O Curso de Formação em Psicanálise Clinica é direcionado aos interessados em adquirir conhecimentos mais profundos na área da Psicanálise, que buscam aprender a dinâmica das problemáticas emocionais e afetivas em conformidade com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam utilizar a Psicanálise como Terapia e clinicar. Todavia, não se restringindo, pois, sua grade curricular apresenta uma gama de conhecimentos que se ajustam às necessidades particulares de indivíduos e de grupos, visando uma ampla cognição e discernimento, fatores fundamentais para futuros profissionais e acadêmicos das áreas da Psicanálise.

 

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PSICANÁLISE COMPREENDE OS SEGUINTES ASPECTOS:

  • Teoria e a Técnica das diversas correntes da Psicanálise;
  • Análise pessoal, onde o profissional deverá por toda a sua vida estar sempre em análise.
  • Supervisão e constante aprendizado;
  • Constante leitura e pesquisa na área de sua formação.

 

 

I – TEORIA E A TÉCNICA:

No transcorrer do Curso de Formação em Psicanálise Clinica, concomitante as teorias e as técnicas de Freud, estudaremos também todos os grandes teóricos das mais diversas correntes psicanalíticas. Diferente de todos os outros profissionais, o psicanalista apropria-se do conceito de inconsciente, pois é devido ao fenômeno da transferência que a cura tem lugar. A Psicanálise justifica sua origem e existência no âmbito clínico quando leva um sujeito a perguntar-se sobre seu sofrimento.

II – ANÁLISE PESSOAL:

A experiência clínica da análise pessoal, buscas analisar o domínio permanente do inconsciente sobre a totalidade da vida consciente, cabendo ao analista o trabalho de tornar consciente o inconsciente. O analista atua como um decifrador, o qual, com seus recursos técnicos, é capaz de traduzir e revelar ao sujeito os seus desejos, fornecendo-lhe sentido e apontado caminhos na solução de suas. A análise tem a priori de recuperar  o desenvolvimento emocional estagnado na(s) área(s) reflexiva, cognitiva ou afetiva, por conseguinte equilibrar a razão e a emoção.

III – SUPERVISÃO:

A supervisão é um processo de habilitação do candidato. A contribuição principal da pesquisa é a abordagem psicanalítica no processo de supervisão, nesse sentido os objetivos são:

  • Tornar apto e habilitado o candidato no uso do método psicanalítico;
  • Contribuir na aquisição da capacidade na lida com pacientes, fundamentado no discernimento do material analítico.

 

PÚBLICO:

O Curso de Formação em Psicanálise Clinica é direcionado aos profissionais de diversas áreas do conhecimento que desejem obter maiores aprendizados na área da Psicanálise, tais como: Psicólogos, Psiquiatra, Médicos, Psicopedagogo, Assistente Social, Filósofo, Profissionais do campo Jurídico, Teólogos, Educadores, Pastores, Missionários, Líderes, Profissionais do Serviço de Saúde, e dentre outros. Servindo igualmente para discentes que buscam novos desafios nesta brilhante carreira.

 

JUSTIFICAÇÃO:

Existe uma demanda enorme de pessoas que necessitam de apoio de um Psicanalista para orientá-las e mostrar perspectivas de solução de seus problemas emocionais e afetivos, dentre eles: a ansiedade, o amor e o ódio, do desejo e da lei, dos sofrimentos e do prazer, de nossos atos de fala, nossos sonhos e nossas fantasias, fobias, depressões, neuroses, psicoses, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises diversas. Este profissional ajudará a sociedade para uma convivência mais humana, harmônica e feliz, objetivando uma melhor qualidade de vida!

 

ATUAÇÃO:

No final do Curso de Formação em Psicanálise Clínica você estará apto para atuar nos seguintes segmentos: AVALIAR e TRATAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS, GRUPAIS E INSTITUCIONAIS, selecionar casos, entrevistar pessoas, levantar dados relativos, examinar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente. Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o objeto avaliativo, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, pareceres, laudos e perícias, responder a requisitos técnicos judiciais, devolver resultados (devolutiva). Proporcionar espaço para acolhimento de vivências emocionais (setting), dar suporte emocional, tratar o consciente e inconsciente, harmonizar os vínculos paciente-terapeuta, interpretar e resolver conflitos e desentendimentos familiares e institucionais; promover a integração psíquica e o desenvolvimento das relações interpessoais e da percepção interna, praticar a docência.

 

QUEM PODERÁ FAZER O CURSO?

Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Biólogos, Administradores de Empresas, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

 

 

ESTÁGIO:

O aluno receberá da Casa da Psicanálise a partir do 25º Módulo, uma autorização por escrito para atender pacientes-piloto. Para isto, o aluno deverá desenvolver o seu estágio e cumprida as etapas ele entregará uma pasta de relatório onde vai provar que fez o estágio em atendimentos gratuitos a pacientes, sendo todo o processo monitorado por um Supervisor de Casos Clínicos.

ANÁLISE DIDÁTICA E MONOGRAFIA:

O formando deverá apresentar até o final do Curso sua Monografia e a Certidão de Análise Didata, assinada por um Psicanalista, comprovando que fez sessões determinadas, com parecer aprovado pelo profissional. *(Essa sessões são pagas pelo aluno).

ENTREGA DOS TRABALHOS:

Cada disciplina do Curso apresenta ao aluno uma atividade de pesquisa, que deverá ser enviada para os nossos professores corrigir. Os trabalhos deverão ser entregues na data solicitada em cada módulo.

 

CERTIFICADO E CREDENCIAL

 Certificado e credencial profissional emitido pela Casa da Psicanálise, registrado em cartório e outro certificado com as Especializações em Teorias e Técnicas de Abordagens Complementares.

 

CARGA HORÁRIA

Carga horária 1.420 horas, será distribuída nos módulos, atividades extra-curriculares, grupos de estudos, aulas presenciais, análise pessoal, pacientes-piloto, supervisão em aula, pesquisas e estudos de trabalho/atividades/provas por módulos.

 

PERÍODO

36 Meses – aulas ( ver calendário com a administração da escola.

 

MATERIAL INCLUSO

Apostilado para o acompanhamento das aulas teóricas e práticas.

 

Fonte: (Administração da Casa da Psicanálise)

Por Ricardo Dih Ribeiro

Estude a si mesmo, liberte-se de padrões limitantes, expanda a sua consciência. Mergulhe numa nova forma de pensar, compreender e sentir a si mesmo e tudo ao seu redor.

"Quando descobrires os segredos que estão nas profundezas do teu ser, conhecerás o seu destino e quando despertares os teus potenciais iniciará sua jornada"

"Que o Sagrado que habita em ti Revele-se, manifestando-se em Ti e em todo o Universo."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s