O fato é que absolutamente tudo na vida é composto por situações, fenômenos, valores, estados, fatos, que compõe um quadro de tendências totalmente opostas, mas que se complementam. Dia e noite, luz e sombra, cheio e vazio, etc.
Se observarmos com atenção todos os processos de transformação conhecido no universo desde o macro ao micro, verificaremos que existem infinitas modificações que interagem na busca incessante para a manutenção de um equilíbrio ou na sua volta a esse estado, então podemos perceber que os momentos considerados por nós instáveis, nada mais são que processos inteligentes, seguindo uma lei perfeita de geração do próprio equilíbrio. Obviamente não poderíamos chegar a um estado estável, e de equilíbrio regidos por leis instáveis, sendo então tais leis estáveis pois que executam um processo inteligente na busca da perfeição, a visão de instabilidade fica desta forma apenas na compreensão do nosso equivocado olhar humano.
O que conclui o pensamento do célebre psicanalista brasileiro Wilson Cerqueira, com uma pergunta simples de uma profundidade impar, pois possui o teor de todo este material e já contém em si a sua resposta, quando ele nos pergunta – “Está tudo certo na nossa vida?”. Mas ele mesmo responde para melhor se fazer entender, com sua marca pessoal sonora -“oboviamente que sim”.
Concluímos que mais de um olhar frente às situações, fenômenos, valores, estados e fatos, da vida nos conecta em diferentes realidades, isso banhado na aceitação do fluxo natural dos acontecimentos, conseguiremos talvez fazer um pouco do que disse Francisco de Assis, “No meio do barulho e da agitação, caminhe tranqüilo, pensando na paz que você pode encontrar no silêncio”.