Categorias
Autoconhecimento

Um Novo Olhar da Vida.


Reflexões baseadas nos ensinamentos de Heráclito,
“Só uma coisa é certa, o estado de mudança”:


O fato é que absolutamente tudo na vida é composto por situações, fenômenos, valores, estados, fatos, que compõe um quadro de tendências totalmente opostas, mas que se complementam. Dia e noite, luz e sombra, cheio e vazio, etc.
Por exemplo: um caminho com uma subida é composta de uma descida, não existem dois caminhos apenas um caminho que se complementa, são ângulos distintos, que geram contradições no observador. Alguma coisa cheia pela metade, está vazia pela outra metade. A pessoa que perde algo, ou alguma situação/emoção, pode sentir-se sozinha, abandonada ou sem esperança, ou pode então sentir-se que está mais livre, tanto para optar por outra situação, como para manter uma relação dentro de novo conceito do que hoje entendemos por liberdade.
Não há como negar a existência desses fatos, a negação significaria negar a própria vida, significaria negar a própria realidade das ambivalências, das dualidades que compõe o nosso universo conhecido. (pelo menos até onde o conhecemos neste momento, e que queremos perceber dele). Esta não aceitação paralisa o indivíduo frente a nova realidade e não o deixa perceber a variedade e a multiplicidade da vida ao seu redor.
Se compreendermos também que tudo flui, e que tudo muda, e seguirmos nós esse fluxo natural das mudanças, diminuiremos o atrito negativo, o atrito que desgasta as engrenagens emocionais do ser, e se de fato conseguirmos aproveitar o bom atrito, o atrito que nos lapida, que nos revela em grandiosidade divinamente humana, estaremos então preparados para essas novas realidades e seguiremos nossa caminhada evolutiva, não consoante no que merecemos, mas em que precisamos.

Se observarmos com atenção todos os processos de transformação conhecido no universo desde o macro ao micro, verificaremos que existem infinitas modificações que interagem na busca incessante para a manutenção de um equilíbrio ou na sua volta a esse estado, então podemos perceber que os momentos considerados por nós instáveis, nada mais são que processos inteligentes, seguindo uma lei perfeita de geração do próprio equilíbrio. Obviamente não poderíamos chegar a um estado estável, e de equilíbrio regidos por leis instáveis, sendo então tais leis estáveis pois que executam um processo inteligente na busca da perfeição, a visão de instabilidade fica desta forma apenas na compreensão do nosso equivocado olhar humano.

O que conclui o pensamento do célebre psicanalista brasileiro Wilson Cerqueira, com uma pergunta simples de uma profundidade impar, pois possui o teor de todo este material e já contém em si a sua resposta, quando ele nos pergunta – “Está tudo certo na nossa vida?”. Mas ele mesmo responde para melhor se fazer entender, com sua marca pessoal sonora -“oboviamente que sim”.

Concluímos que mais de um olhar frente às situações, fenômenos, valores, estados e fatos, da vida nos conecta em diferentes realidades, isso banhado na aceitação do fluxo natural dos acontecimentos, conseguiremos talvez fazer um pouco do que disse Francisco de Assis, “No meio do barulho e da agitação, caminhe tranqüilo, pensando na paz que você pode encontrar no silêncio”.

Abraços e muita paz para todos durante o caminho.
Ricardo Dih Ribeiro

Por Ricardo Dih Ribeiro

Estude a si mesmo, liberte-se de padrões limitantes, expanda a sua consciência. Mergulhe numa nova forma de pensar, compreender e sentir a si mesmo e tudo ao seu redor.

"Quando descobrires os segredos que estão nas profundezas do teu ser, conhecerás o seu destino e quando despertares os teus potenciais iniciará sua jornada"

"Que o Sagrado que habita em ti Revele-se, manifestando-se em Ti e em todo o Universo."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s