Categorias
Autoconhecimento

VOCÊ ESTÁ COM UM PROBLEMA?

the_thinker

         “A gente se acostuma com a dor e a ferida,   se acostuma com o não enfrentamento a vida, paradoxalmente para poupar a  nossa e outras vidas. Que se esvai, desgasta-se e morre,   por acostumarmos com a dor e a infecção moral da própria ferida.”

 

            Em minha atividade como Psicanalista e dentro das inúmeras técnicas que utilizo para atender meus pacientes a ajudarem-se, e que é de grande eficácia,  está no fato de  fazê-los compreender o significado das palavras que emitem, e uma delas é a palavra PROBLEMA, e o que está ligado a essa palavra e seus efeitos psicológicos geralmente negativos que carrega quando é expressada.

            Ao utilizar a palavra PROBLEMA, para descrever aquilo que para nós se apresenta como um “problema”, ela de imediato pode sugerir em nossos pensamentos alguns sentimentos negativos, tais como:  “ erros, perdas,  resultados ruins, crises, fracassos, dificuldades, medos, entre outros”, onde é somado e dá o tom ao fato em si, ou seja há um “problema”. Ela sinaliza e potencializa o resultado final, que possivelmente será uma derrota,  tornando a ação desgastante e cansativa, na qual procuramos evitar a todo custo.

            Se adotarmos uma postura em substituir a palavra PROBLEMA, pela palavra DESAFIO, em todas as situações que surgirem em nossas vidas, veremos que num pequeno espaço de tempo, grandes resultados irão ocorrer,  pois o significado das palavras é extremamente fundamental para a construção de nossa realidade interna,  devido ao sentimentos e crenças que cada palavra carrega em si.

           Pois quando enfrentamos um “problema” a situação normalmente pode gerar medo, ansiedade, inibindo-nos mentalmente e fisicamente,  onde não conseguimos utilizar todo o nosso potencial.

           Já ao utilizarmos a palavra DESAFIO,  ela poderá iniciar um processo de motivação interna, gerando uma força de vontade em superar-se, provocando ações mentais pró-ativas e equilibradas. Liberando então a criatividade, onde haverá o aproveitamento máximo das nossas capacidades inatas e uma exteriorização positiva.

            Hoje eu te convido a participar nesta nova forma de pensar e agir, DESAFIE-SE, e use precisamente a palavra DESAFIO, e será mais um passo para uma mudança benéfica em sua vida.

 

Ricardo Dih Ribeiro

Por Ricardo Dih Ribeiro

Estude a si mesmo, liberte-se de padrões limitantes, expanda a sua consciência. Mergulhe numa nova forma de pensar, compreender e sentir a si mesmo e tudo ao seu redor.

"Quando descobrires os segredos que estão nas profundezas do teu ser, conhecerás o seu destino e quando despertares os teus potenciais iniciará sua jornada"

"Que o Sagrado que habita em ti Revele-se, manifestando-se em Ti e em todo o Universo."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s